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ÓRGÃOS DO COLÉGIO


 Conselho Escolar

  Direção

  Equipe Pedagógica

  Equipe Administrativa

  Equipe de Serviços Gerais

  Conselho de Classe

  Grêmio Estudantil

  APMF

  Corpo Docente





Conselho Escolar


O Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa, avaliativa e fiscalizadora sobre a organização e a realização do trabalho pedagógico e administrativo da instituição escolar em conformidade com as políticas e as diretrizes educacionais da Secretaria de Estado da Educação, a Constituição Federal, a Nacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar.
O Conselho é composto por representantes da comunidade escolar e de representantes de movimentos sociais comprometidos com a educação pública, presentes na comunidade, sendo presidido por seu membro nato, o diretor do Colégio.




Direção

José Carlos Pereira Guimarães
Diretor
RES. Nº 6012/2011 - DOE 06/01/2012

Nadeje Emmel Muhlbeier
Diretora Auxiliar




Equipe Pedagógica

A Equipe Pedagógica é a responsável pela articulação entre todos os segmentos da escola, envolvidos no contexto educacional.

Junto aos professores

- Apoiar, acompanhar e assessorar o trabalho pedagógico do professor, observando se o mesmo está de acordo com o planejamento para que o resultado do processo ensino-aprendizagem seja positivo. Como parte deste item citamos algumas ações: fazer uma auto-avaliação junto com o professor; fornecer textos e material de apoio pedagógico; sugerir materiais que favoreçam a aprendizagem; discutir soluções e buscar alternativas para problemas enfrentados; acompanhamento e aconselhamento, sempre que se fizer necessário.
Subsidiar o professor na realização de projetos, eventos, planejamento, organização das atividades, etc;
- Manter com a Direção do colégio uma relação harmoniosa e articulada para que o trabalho pedagógico possa fluir com naturalidade dentro de pensamento venha de encontro a uma produção eficaz e capaz de resolver as questões que se apresentem.
- Manter contatos e envolver junto às ações pedagógicas a equipe administrativa e funcionários.
- Articular a hora atividade por área do conhecimento para que a equipe pedagógica e professores atuem juntos;
- Realizar reuniões pedagógicas focalizando assuntos inerentes ao processo ensino-aprendizagem;
- Promover situações que forneçam ao professor, condições de um bom relacionamento intra e inter pessoal, propiciando ao mesmo, senso de auto-valor positivo.

Junto aos estudantes

O estudante é alvo de todo o trabalho e para tanto necessita de atenção especial:

- Nas quintas séries deve haver uma sondagem da aprendizagem e, verificando-se dificuldades fazer os encaminhamentos adequados para: sala de apoio, sala de recursos e a outros profissionais, conforme a situação o exigir. Também deve-se buscar trabalhos diferenciados, tendo em vista serem estudantes que acabam de sair de uma quarta série, acostumados com um ritmo diferente e que necessitam de atenção, acompanhamento, orientação e aprender o modo de se conduzir, se organizar para melhor se apropriarem dos conhecimentos sistematizados.
- Promover palestras e discussões de assuntos inerentes às necessidades de cada série tais como: sexualidade, drogas, adolescência, orientação profissional, vocacional, valores humanos, relacionamentos e orientações de estudos;
- Chamar individualmente os estudantes após o Conselho de Classe, mostrando a eles onde evoluiu e no que precisa melhorar;
- Propiciar um ambiente onde o estudante possa sentir-se à vontade para expor suas ansiedades, suas dificuldades, seus anseios, criticar, dar opinião, ouvir e ser ouvido.

Junto a família

A família é a parceira indispensável para que a escola tenha êxito, por isso a equipe pedagógica deve estabelecer contatos freqüentes com ela, o que favorecerá no processo ensino-aprendizagem.

- No primeiro bimestre, logo no início do período letivo, promover uma reunião apresentando aos pais o Regimento Interno do Colégio dando a eles a responsabilidade no seu cumprimento juntamente com o estudante, e escola;
- Quando da entrega de boletins do primeiro bimestre, promover palestras, que abordem temas para que a família também possa estar se capacitando;
- Nos bimestres seguintes, quando se fará a entrega dos boletins, realizar reuniões abordando assuntos do dia-a-dia do estudante e da escola como: aproveitamento escolar, indisciplina, limites, auto-estima, locais e horários apropriados para estudo, acompanhamento da família para com o estudante entre outros que podem ser elencados dependendo de como anda o processo de ensino-aprendizagem;
- Envolver os pais nas atividades culturais e pedagógicas promovidas pelo Colégio.


Equipe Pedagógica


Salete Terezinha Gallon de Aguiar

Simone Andrea Ruschel

Daniane Roman dos Santos

Sonia Maria Andreazza




Equipe Administrativa

Secretária
Marisete Maria Polese

Apoio Secretaria
Adriane Cristina Nóro
Onália Maria dos Reis Tinini
Pitigliani Emmel Muhlbier

Biblioteca
Oliva Bettega
Maria Aparecida Romero

Laboratório de Informática
Edvandro Vinicius Silveira
Ivone Maria Martins

Recepção
Ivone Bellenzier
Ana Peres Franzão
Christina Rodrigues Dos Santes
Janete Piffer

Almoxarifado
Leondina Carmen Lussi
Geni Canavesi




Equipe de Serviços Gerais

Andreia Valeria C. Feier
Anilda Maria Rossi
Celia Regina De Paula
Edio Luiz Bohn
Idenice Lina Cândido
Leondina Carmen Lussi
Maria Ivani Veronese
Marilena Maria Bellaver
Sandra Regina Alves
Terezinha Favero L. Demetrio
Terezinha J. G. Dos Santos
Valdecir Lussi


 

Conselho de Classe


O Conselho de Classe é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didáticos-pedagógicos, fundamentado no Projeto Político Pedagógico da Escola, e no regimento escolar, com a responsabilidade de analisar as ações educacionais, indicando alternativas que busquem garantir a efetivação do processo ensino e aprendizagem.
Conselho de Classe constitui-se em um espaço de reflexão pedagógica, onde todos os sujeitos do processo educativo, de forma coletiva, discutem alternativas e propõe ações educativas eficazes que possam vir a sanar necessidades/dificuldades apontadas no processo ensino e aprendizagem.

Quem faz parte?
O Conselho de Classe é constituído pelo Diretor(a) e/ou Diretor(a) Auxiliar, pelo(s) Professor(es), Pedagogo(s), por todos os professores e os alunos representantes que atuam numa mesma turma e/ou série, por meio de:
I – Pré-Conselho de Classe om toda a turma em sala de aula, sob a Coordenação do professor representante de turma e/ou pelo(s) pedagogo(s);
II – Conselho de Classe Integrado, com a participação da equipe de direção, do(s) professor(es), pedagogo(s), do corpo docente, da representação de alunos e pais de alunos por turma e/ou série;

É responsabilidade da direção presidir o Conselho de Classe e cabe ao pedagogo organizar as informações e dados coletados a serem estudados no Conselho de Classe.



Grêmio Estudantil

O que é – o Grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.
O Grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, o educando defende seus direitos e interesses, e aprende ética e cidadania na prática.
Quem faz parte - O Grêmio é a organização dos estudantes na escola. Ele é formado apenas por alunos, de forma independente, desenvolvendo atividades culturais e esportivas.



APMF – Associação de Pais, Mestres e Funcionários


APMF - Associação de Pais, Mestres e Funcionários, e similares, - pessoa jurídica de direito privado, é um órgão de representação dos pais e profissionais do estabelecimento, não tendo caráter político partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos, não sendo remunerados os seus Dirigentes e Conselheiros, sendo constituído por prazo indeterminado.
A APMF é formada por membros de toda a comunidade escolar envolvidos no processo educacional, igualmente responsáveis pelo sucesso do desempenho da Escola Pública, que objetiva dar apoio a Direção das escolas, primando pelo entrosamento entre pais, alunos, professores, funcionários e toda a comunidade, com atividades sócio-educativas, culturais e desportivas.

Objetivos

1 - Discutir, no seu âmbito de ação, sobre ações de assistência ao educando, de aprimoramento do ensino e integração família-escola-comunidade, enviando sugestões, de acordo com a proposta pedagógica para apreciação do Conselho Escolar e equipe-pedagógica-administrativa.
2 - Prestar assistência aos educandos, professores e funcionários, assegurando-lhes melhores condições de eficiência escolar em consonância coma proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
3 - Buscar a integração dos segmentos da sociedade organizada, no contexto escolar, discutindo a política educacional, visando sempre a realidade dessa comunidade.
4 - Proporcionar condições ao educando, para participar de todo o processo escolar, estimulando sua organização em Grêmio Estudantil com o apoio da APMF e o Conselho Escolar.
5 - Representar os reais interesses da comunidade escolar, contribuindo dessa forma, para a melhoria da qualidade do ensino, visando uma escola pública, gratuita e universal.
6 - Promover o entrosamento entre pais, alunos, professores e funcionários e toda a comunidade, através de atividades sócio-educativa-cultural-desportivas, ouvido o Conselho Escolar.
7 - Gerir e administrar os recursos financeiros próprios e os que lhes forem repassados através de convênios, de acordo com as prioridades estabelecidas em reunião conjunta com o Conselho Escolar, com registro em livro ata.
8 - Colaborar com a manutenção e conservação do prédio escolar e suas instalações, conscientizando sempre a comunidade para a importância desta ação.

Consulte a APMF do Colégio, clique no ícone.






Corpo Docente - Plano de Ação dos Professores


De acordo com a LDB o professor deve se envolver na elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico e:

- No decorrer do ano letivo devem se envolver em todas as atividades realizadas na escola;
- participar de reuniões pedagógicas e dos Conselhos de Classe;
- comprometer-se com a elaboração e execução dos planejamentos anuais/bimestrais por áreas do conhecimento;
- realizar intervenções pedagógicas junto aos estudantes sempre que necessário;
- participar de reuniões com pais e entrega de boletins;
- envolver-se em atividades culturais promovidas pela escola;
- participar de grupos de estudo e capacitações;
- realizar atividades em sala de aula com o objetivo de resgatar os valores humanos;
- criar e desenvolver projetos;
- promover um ambiente escolar positivo e instigador, a fim de que os estudantes se sintam desafiados e apoiados, promovendo gincanas, brincadeira, jogos, feiras, concursos, cartazes, audiovisuais, etc;
- ter gosto e dedicação ao trabalho, não um fardo.

Confira nosso quadro docente através do sistema Consulta Escola.








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